Porque a carga de trabalho aumenta, mas a remuneração não aumenta?

"Não estou certo se estou trabalhando muito ou ganhando pouco"


Olá amigos,

Inspirado no post excelente do Executivo Pobre (clique aqui para ver), sobre como as empresas normalmente não fazem correlação entre Responsabilidade e Promoção, apesar de todo o discurso de meritocracia que muitos utilizam.
Vou contar um pouco da minha experiência profissional sobre aumento de responsabilidade e carga de trabalho, com zero contrapartida financeira.

Eu comecei na empresa onde estou há alguns anos, como temporário, e depois consegui ser contratado como funcionário CLT. Infelizmente, desde que eu fui contratado, não fui promovido nenhuma vez.
Apesar disso, olhando as minhas responsabilidades atuais, talvez nem eu aceitasse fazer esta atividade se não estivéssemos na maior crise da história deste país. Viajar frequentemente e, ao mesmo tempo, ser responsável por fazer as atividades de duas unidades da empresa é complicado. Tenho que lidar com as várias pessoas de cada unidade, de níveis hierárquicos diferentes (muitas vezes acima do meu nível), sem deixar de cumprir as tarefas, e ainda desenvolver as pessoas que trabalham comigo. Tudo isso com salário “júnior”. Realmente fica difícil fechar esta conta.
Para complicar ainda mais, eu tenho mais de um chefe (gerente). Lidar com a briga de egos entre eles é duro, pois os estilos são bem diferentes.
Um é mais calmo e tranquilo, e demonstra maior controle emocional. Já o outro chefe é mais explosivo, falando alto, dando bronca nos funcionários no meio de pessoas de outras áreas, é mais controlador/centralizador.

 Como vejo meus chefes: um deles é calmo até demais, e o outro se parece com o Sr. Richfield da família dinossauro


Quando conversei com um deles sobre aumento de salário (antes de saber que o meu nome estava na lista de "futuros líderes"), fui informado que “a empresa está em crise” (e está mesmo, assim como milhares de outras no país inteiro), que a diretoria não aprovaria, entre outras desculpas. Pior ainda, tive que ouvir: "Veja bem, se eu der um aumento para você, também terei de dar aumento para os outros do departamento".
Mudei a estratégia, e comecei a participar de mais projetos, para que meu nome aparecesse para outros gerentes/diretores. Acabei virando um “coringa” no departamento, convocado para “resgatar” projetos que não estão avançando ou que tem funções problemáticas. Apesar ser um dos mais novos (tanto em idade quanto em tempo de empresa), procuro sempre manter um relacionamento amigável com pessoas de vários departamentos, inclusive outros gerentes.
Desde que terminei a faculdade, não parei de estudar. Estou fazendo pós-graduação (coisa que só mais uma pessoa do departamento tem, não é um dos chefes!). Tenho inglês intermediário, e estou avançando com o espanhol.
Mesmo com tudo isso, o máximo que consegui foi saber que o meu nome foi para a lista de promoções da diretoria para 2017, ainda sim sem certeza nenhuma do que pode acontecer.

Como assim, só terei aumento de trabalho, e nada de aumento de salário?

Eu entendo o lado da empresa, afinal todo aumento de salário deve ser bem justificado para a matriz, talvez até mais do que a demissão de um funcionário (imagine um funcionário no Brasil tendo salário mais alto que alguém no mesmo cargo na Europa? Jamais). Se eu fosse dono da empresa, faria de tudo para não aumentar salário (+ salário = + custo fixo).
Muito se fala de funcionários excelentes, de motivar os funcionários a darem o melhor de si. Concordo com isso, mas e na hora da empresa dar o melhor para o funcionário? A exigência dos funcionários é cada vez maior, porém nem sempre a remuneração acompanha esta situação. Aliás, geralmente ocorre apenas aumento de trabalho.

Conversando com um conhecido sobre este assunto, ele me lembrou bem que muitas empresas davam aumento apenas para funcionários que colocavam a “faca no pescoço” da gerência/diretoria, com ameaças de ir para a concorrência ou sair da empresa por causa do salário. Os casos que conheci que a pessoa fez isso, a pessoa não ficou 3 meses na empresa, rapidamente foi demitida, mesmo com o aumento de salário.
Já ouvi que, quando esta crise passar, quem se mantiver empregado/trabalhando vai poder escolher emprego “a dedo”, fazendo leilão de salário/benefícios, pois as empresas precisarão urgente de pessoas capacitadas para acompanhar o crescimento de demanda. Resta saber quando isso vai acontecer: alguns falam em 2018, enquanto que os pessimistas (e eu faço parte deste grupo) estimam recuperação só depois de 2022.


Eu esperando o ano de 2017, para decidir o que fazer da vida profissional...

Vamos esperar 2017 para ver como as coisas vão andar para planejar os próximos passos.

É isso.

Sucesso

Abraço

Comentários

  1. A produtividade do trabalhador brasileiro é uma das mais baixas do mundo. Pessoal gosta é de ficar no cafezinho e no Facebook e agoea no Whats App. Isto é fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ....e alguns na blogosfera hahahah
      Isso está me ferrando, vou parar de ver entre as pausas dos projetos aqui!

      Excluir
    2. Uorrem, realmente a produtividade brasileira é péssima. E os reajustes de salário são maiores que os saltos de produtividade. Para piorar, as máquinas em boa parte das indústrias brasileiras são antigas e pouco eficientes.

      Não lembro em qual blog de finanças, mas alguém postou um vídeo sobre proibição de celular na empresa. Os funcionários reclamaram no início, porém aumentou a produtividade no final das contas.

      Se ainda colocarmos o café e paradas para fumar, aí realmente perde-se muito tempo sem produzir.

      Sucesso

      Abraço

      Excluir
    3. Foi o Viver de Dividendos que proibiu, rs. Bem drástico.

      Saiu o novo ranking da finansfera...
      http://blogdouo.blogspot.com.br/2017/10/ranking-dos-blogs-de-financas.html

      Abraço!

      Excluir
    4. Uó, muito obrigado pelo comentário. Você, o Viver de Dividendos, o Viver de Construção, o Além da Poupança, o Finanças Inteligentes, são os professores da blogosfera de finanças, e sempre acompanho para aprender mais e mais.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  2. João, eu tenho um salário muito bom, consigo fazer meus aportes, tenho respeito dentro da empresa.. mas fazem 3 anos que não tenho aumento. Tá tenso, masssss.. olhando o salário de todos os meus colegas (de outras empresas inclusive) vejo que estou em um patamar bem alto ainda.

    As vezes, resta esperar mesmo. Ficar desempregado agora não é uma opção pra mim

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Japa, eu olhei a pesquisa anual de salários que a Robert Half divulgou em 2016, e o meu salário também está acima da média.
      Ainda assim, sabe como é: nossos recursos são limitados, porém nossas vontades e nossos desejos não possuem limite.

      Sucesso

      Abraço

      Excluir
  3. João, eu já trabalhei em várias empresas e esse negócio de aumentar o salário é bem complicado. O pessoal faz vista grossa. Na maioria das vezes eu mudava de empresa. Claro, a carga de trabalho sempre aumenta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy, obrigado pelo comentário. Eu pensei em mudar de emprego, mas essa crise foi me fez adiar um pouco este plano. Quem sabe em 2018...

      Sucesso

      Abraço

      Excluir
  4. No momento estou na luta p conseguir um espaço em alguma empresa

    recém formados estão numa pior nesse momento financeiro

    te add no meu blogroll

    abraços

    http://coalaperdido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coala, obrigado pelo comentário.
      Realmente recém-formado é complicado. O caminho geralmente são os programas de trainee ou a efetivação, a partir de um estágio.
      Mas não desista, uma hora você consegue.

      Sucesso

      Abraço

      Excluir
  5. Poxa vida, excelente post!

    Me senti contando a minha história!

    Muito legal o post, torço para que seu aumento venha, pois estou na mesma situação: Aumentou a carga, a responsabilidade, mas o salário é o mesmo.

    Abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre VdC, muito obrigado pelo comentário.
      Vou tentar colocar mais posts abordando a vida profissional.

      Sucesso

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário