Fechamento - Janeiro/2020 - R$ 228 079,04 (+0,87% ou +R$ 1 962,99)

Olá amigos,

Vamos para o primeiro fechamento de 2020. O ano está passando voando


Minha tranquilidade, ao ver as cotações de FIIs e de ações caindo

Finanças
Em janeiro as cotações na bolsa tiveram forte correção, devolvendo parte dos ganhos do final do ano passado. No caso dos fundos imobiliários que tenho em carteira, a queda foi bastante significativa (8% de queda).
Apesar disso, continuei com os aportes. Como comprei os ativos no começo de mês, acabei não aproveitando a queda intensificada no final final de mês por conta do novo vírus.




Os valores dos proventos no mês também foram interessantes, tanto de FIIs quanto de ações. Um ponto que vale destacar é que recebi um valor referente ao aluguel de ações, baixo mas que ajuda a compor a renda passiva.
Sobre o mix da minha carteira, continuo concentrado em renda variável, principalmente com ações. A partir de fevereiro, retornarei com os aportes em tesouro direto.




Educação
Continuo com o curso on-line de tecnologia. Iniciei mais um curso on-line, dessa vez gratuito, sobre RPA, já que estou utilizando essa ferramenta em meu trabalho.


Vida Profissional
O início do mês foi tranquilo, com a parte da empresa ainda de férias. Mas desde o dia 13, o ritmo voltou ao normal. Projetos avançando, alguns projetos menores sendo entregues com sucesso.
Também ocorreram as avaliações de desempenho e definição de metas para 2020.

Um fato curioso foi que 2 gerentes da empresa me perguntaram para falar sobre investimentos. Um deles investe somente em poupança e previdência privada, enquanto que o outro diversifica em fundos de investimento. Legal saber que, mesmo ganha um salário maior que o meu, em assunto de finanças, eles me olham como alguém com mais conhecimento.


Saúde
Voltei a correr e maneirar a alimentação, para reduzir o sedentarismo.


Leituras
Finalizei a leitura de dois livros esse mês, ambos em formato e-book da Amazon (Kindle).
O primeiro foi "Guia Suno Fundos Imobiliários", e o segundo foi "Guia Suno Small Caps". Ambos são da Suno Research, uma casa de análise focada em longo prazo e renda passiva.
São livros curtos, mas com linguagem simples e bastante informação útil. Recomendo a todos.


Conclusão
Mês foi regular, pois consegui aportar mas a bolsa teve uma queda. Seguindo na estratégia de comprar ativos sempre.
Aproveito para deixar uma música do mestre.

Sucesso,

Abraço




Comentários