Fechamento - Abril/2020 - R$ 202 167,99 (+7,91% ou +R$ 14 822,85)

Olá amigos,

Vamos para o post do fechamento de Abril/2020.




Finanças
Abril foi bem complicado em termos de finanças. Consegui fazer um aporte maior no mês, porém tive alguns gastos não esperados que me impediram de aportar ainda mais. Na última semana do mês, as ações e FIIs da carteira tiveram uma boa valorização, recuperando parte da queda de março.Os proventos vieram, porém foram impactados pelo fechamento do comércio.
Segui aportando em bolsa, aproveitando as quedas para comprar mais cotas do que já tenho em carteira.






Os resultados das empresas no 1T20 começaram a sair, e os ativos na carteira se saíram melhor (ou menos pior) do que as estimativas do mercado.
Como lição para esse período, fica o seguinte pensamento: durante as crises, temos a tendência de não conseguirmos ver a luz no fim do túnel. Entramos numa espiral irracional, considerando que o mundo vai acabar e a crise nunca terá fim.
Mas manter a cabeça fria, embora seja difícil, é essencial nesses momentos. Ter um plano estabelecido, e seguí-lo de forma disciplina, é o melhor caminho para passar por esse período turbulento.
O fato de ter parte da carteira em Tesouro Direto, em especial Tesouro Selic, servindo também como reserva de emergência, me ajudou a ficar mais tranquilo nessa fase.


Educação
Seguindo com o curso on-line. Aproveitei esse mês para ver muitas entrevistas e lives com gestores/empresários, que comentaram sobre a crise, para aprender com eles. Ouvi podcasts sobre ciências e mercado financeiro, e tirei boas lições.


Vida Profissional
Por conta dessa pandemia, a empresa em que trabalho ficou alguns dias fechada, com todos os funcionários em férias coletivas. Desde o final de março estou em home office, o que está sendo bastante desafiador, por causa da rotina de trabalho que é bem diferente de rotina de casa.
Recebi a informação de que, para não ter demissões na empresa, os funcionários vão ter redução de salário e jornada, Inclusive cargos de gerência vão ter salário reduzido também.  Ficaremos nessa situação por alguns meses, o que vai me obrigar a cortar gastos para manter os aportes nos níveis atuais. É estressante, pois sei a que a pressão por resultados vai aumentar, mas considero isso como um bônus, já que tenho conhecidos que já foram demitidos de empresas por causa da crise.


Saúde e Vida Pessoal
Continuo bem, sem sintomas de Covid-19. Tomei a vacina da gripe, para evitar surpresas, e me mantenho em casa.
Um ponto que percebi foi que os problemas com a família aumentaram com essa quarentena. Ficar em casa por mais tempo acaba afetando o psicológico, e coisas simples acabam virando um drama.
Tenho a sensação de que, em breve, terei de sair de casa para morar sozinho, pois não tenho paciência para discussões sem sentido.
Eu gosto muito da minha família, e ás vezes me sinto mal quando estou distante viajando, só que a cada dia eu me sinto melhor sozinho e fazendo as minhas coisas. Vamos ver como isso vai evoluir nos próximos meses.


Leituras
Li o livro "Fora da Curva 2", que conta sobre a trajetória de investidos brasileiros. Recomendo bastante esse livro, pois ao invés de focar em qual a melhor empresa/investimento, os entrevistados contam sobre suas trajetórias e métodos para tomada de decisão. Isso ajuda a montar o nosso próprio senso crítico e melhora as nossas próprias decisões de investimento, mesmo que seja um pequeno e iniciando investidor que nem eu.
Li o primeiro livro dessa série no final de 2017, e acabei relendo esse mês enquanto esperava o novo livro. Eu pude perceber como minha mentalidade e meus conhecimentos sobre investimentos evoluíram desde 2017. Muita coisa que eu li no livro na época eu não consegui assimilar, por imaturidade, falta de conhecimento técnico ou inexperiência. Agora nessa segunda leitura ficou muito claro como a maneira de pensar e reagir às crises e aproveitar as oportunidades podem se traduzir em ganhos no longo prazo.


Conclusão
O mês de abril/20 foi estressante, principalmente a primeira semana enquanto eu tentava me tranquilizar por causa da crise. Financeiramente foi bom, com um valor de aporte considerável, proventos (ainda que menores) e valorização das ações/FIIs.
O ano está passando rápido, 33% já foi, e logo mais estaremos no fim do ano.
Manter o foco naquilo que podemos controlar, seguir o plano estabelecido, cuidar de nós mesmos e daqueles que gostamos (família e amigos) é o melhor que cada um pode fazer para enfrentar esse período.


Sucesso,


Abraço

Comentários