Fechamento - Junho/2020 - R$ 224 891,34 (+8,10% ou +R$ 16 848,11)

Olá amigos,

Vamos para o fechamento de Junho/2020.


Johnny Cash lembrando quem deve tomar as decisões de investimento, ao invés de seguir gerente do banco, assessor de investimento ou youtuber

Finanças
Em junho, a maior parte dos ativos na bolsa subiu. Realmente o mercado antecipa muita coisa, pois tudo indica que o resultado de empresas e FIIs nesse 2º trimestre não será bom, mas o preço das ações e fundos imobiliários continua aumentando. Consegui aportar bem (acima de R$ 5 mil), por conta dos proventos recebidos em maio e uma grana extra recebida no mês.







Mantive a estratégia de aportar em TD e aumentei a posição em uma das minhas ações. Também aportei em FIIs, comprando cotas de um fundo novo e de um que já estava na carteira.
Em proventos, recebi em junho cerca de R$ 211,00. Aina não é um valor absurdo, mas já me permite incrementar as compras mensais de ativos. O efeito mental de que estou recebendo dinheiro a mais, de forma passiva, é ótimo.





Consegui compensar a redução de salário com a renda passiva. Também consegui voltar para a rota de crescimento de patrimônio. Ainda não voltei ao patamar antes da crise, mas atingi novamente o patamar de R$ 220K .




Educação

Terminei um módulo do curso on-line. Estou na reta final, e mais algumas semanas eu termino, mas estou bastante desmotivado. Talvez por não conseguir por em prática uma parte do que eu vejo no treinamento. Mas vou terminar esse curso de qualquer forma.


Vida Profissional

Três meses em home office, sem previsão de retornar ao trabalho normal na empresa, e já
estou me acostumando com essa rotina de trabalhar de casa.
Percebi duas diferenças nesse período:

- Produtividade: No início da pandemia, a lista de coisas para fazer era bem grande, e não consegui entregar. Agora, estou trabalhando bem mais rápido e entregando minhas atividades antes do prazo. Por exemplo, um projeto que eu levaria 2 dias para fazer, consegui entregar em metade de um dia, mantendo a qualidade elevada.

- Interação com o resto da equipe: Redução significativa. Embora eu consiga fazer as reuniões necessárias via teleconferência, me sinto afastado do cotidiano da empresa. Parece que eu não estou tudo que posso para ajudar o restante da equipe, deixando-os sobrecarregados.

Falei com meu chefe sobre isso, e acabei ficando mais tranquilo.

O clima na empresa está muito ruim, pois ninguém sabe o que vai acontecer com as pessoas que estão com contrato suspenso quando retornarem ao trabalho. Acredito que terá demissões, e não serão poucas.


Saúde e Vida Pessoal

Eu, minha família e meus amigos próximos, continuam bem e saudáveis.
Tenho assistido algumas lives, ouvido música, e tento ver menos notícias sobre a pandemia para não me estressar ainda mais.


Leituras

Comecei a ler um livro, mas não consegui avançar muito. Nada relevante nesse ponto, infelizmente.


Conclusão

Mês muito bom para as finanças, com aporte alto e crescimento no patrimônio. Demais aspectos tudo bem também. Foco no longo prazo, e esquecer os ruídos, essa é a missão de todos os dias.

Sucesso,


Abraço








Comentários

  1. João, se me permite comentar sobre o home office, o que posso compartilhar é que por aqui a pandemia também tem dificultado a dinâmica de trabalho e reduzido essa percepção de equipe, onde todos podem se apoiar.

    As relações vão precisar se adaptar mesmo e precisaremos aprender sobre essa nova condição.

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.I., obrigado pelo comentário.
      Você tem razão, a colaboração tende a diminuir com a prática do home office.

      Tenho visto e ouvido muitas entrevistas sobre esse tema, e consegui extrair os seguintes pontos:

      - Home office não será para todos. Só uns 10 a 15% das pessoas podem trabalhar nessa condição;
      - Para a maior parte das empresas, será um "benefício" extra, similar a sair um dia mais cedo, acontecendo em forma de rodízio uma a duas vezes na semana;
      - A cultura da empresa, assim como o aprendizado entre funcionários, se perde com home office, sem contar a avaliação de desempenho fica prejudicada e precisa ser revista;
      - É questão de tempo para surgirem problemas trabalhistas, tipo cobrança de hora extra, compra de móveis, uso de internet/eletricidade.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário