Fechamento - Julho/2020 - R$ 298 438,67 (+32,70% ou +R$ 73 547,33)

Olá amigos,

Vamos para o fechamento de Julho/2020.

Eu, pensando o que fazer depois de sair da empresa....


Finanças

Conforme vai ser comentado mais adiante, eu saí da empresa em que trabalhava. Recebi a verba rescisória, e investi a maior parte em ações e fundos imobiliários. A maior parte do crescimento de patrimônio veio dos aportes, embora tenha ocorrido uma valorização dos ativos, em especial ações.



Eu dividi os aportes do mês em 50% ações e 50% em FIIs. Aumentei a posição em ativos que já tinha na carteira e também adquiri novos que já estavam no radar.
A parte em tesouro direto continua intocada, servindo como reserva de emergência e proteção da carteira. Mesmo com a redução da taxa Selic, vou fazer aportes esporádicos nessa categoria.


Acabei "avançando" o meu patrimônio em quase 1 ano em relação ao que havia projetado alcançar.
Como não moro sozinho e não tenho dívidas, pude adotar o modo "economia extrema", e reduzir os gastos ao máximo. 


Educação

Estou avançando nos cursos on-line, sem maiores novidades. Estou avaliando para obter algumas certificações na área de tecnologia, mas ainda não decidi.


Vida Profissional

Nesse ponto, o mês de Julho foi bem azedo. Após o retorno das pessoas que estavam com contrato suspenso, a empresa fez a demissão de um grande número de pessoas. E eu fui demitido também.
Mesmo entregando resultado e me envolvendo em vários projetos, não adiantou nada. Fica um sentimento de frustração, do tipo "o que eu poderia ter feito de diferente?". Mas saio tranquilo, por ter feito o meu melhor sempre. Com certeza, para os que ficaram, a cobrança vai aumentar bastante.
Os primeiros dias foram bem difíceis. Mas já consegui digerir essa situação.
Ainda não sei quais serão meus próximos passos. Estou buscando novas oportunidades, mas o mercado não está fácil. Também estou avaliando abrir minha empresa para atuar como consultor.


Saúde e Vida Pessoal

Apesar de tudo, eu e minha família continuamos bem nesses quesitos.


Leituras

Terminei a leitura de um outro livro sobre Chernobyl, e foi bem interessante. O comportamento de políticos da época se parece bastante com alguns de hoje, inclusive o desprezo pela ciência, a negação/ocultação de fatos e a postura de "eles vão morrer de qualquer jeito mesmo".


Conclusão

Mês complicado por causa da demissão, mas positivo nos demais aspectos.
Agora é focar nos próximos passos, pois a caminhada da vida continua.

Sucesso,

Abraço

P.S.: Nesse momento, lembro da música "It's all over". Combina com que passei no último mês...











Comentários

  1. Olá João Dinheiro!

    Sei bem como é esse momento pós-demissão, assim como você, eu também não morava sozinho, não tinha dívidas, também adotei o modo "economia extrema", a única diferença é que o dinheiro da verba rescisória usei para abrir uma empresa ao invés de aportar na bolsa.

    O mercado de trabalho não está fácil, o momento atual é bem delicado mesmo. Caso abra uma empresa, planeje-se! tente começar "pequeno", e com o tempo você vai progredindo, ampliando.

    Sucesso e prosperidade para você!

    Abraços!
    http://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Axel,

      Consegui me recolocar rápido no mercado, apesar da crise.
      E obrigado pela dica de começar a empresa de forma pequena, esse é o objetivo mesmo.

      E já adicionei o seu blog na minha lista.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário