Fechamento - Março/2021 - R$ 338 509,76 (+4,39% ou +R$ 14 248,03)


 Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Março/2021
.




Minha felicidade ao ver o aumento de patrimônio no fechamento de março/21 e ter recebido mais de R$ 1 mil em proventos novamente


Finanças

Revertendo as quedas dos últimos meses, tive um aumento significativo no patrimônio, de mais de R$ 14 mil, por causa da minha carteira estar muito concentrada em ações. Superei a importante marca (para mim) de R$ 333 mil, ou seja, 33% do primeiro milhão. Busco não focar em aumento de patrimônio, mas sim aumento de renda, mas não vou negar que é ótima a sensação de ver o patrimônio acumulado com tanto esforço crescer. Lembrando que comecei do zero absoluto em 2013.




Consegui aportar acima de R$ 6 mil, usando a técnica do combo "aporte do mês + reaplicação de proventos", onde coloquei também uma grana extra que eu recebi.
Os proventos novamente vieram acima de R$ 1 mil pelo segundo mês seguido, que serão devidamente reinvestidos agora em abril. Hoje, vejo que o mix entre FIIs e Ações é ideal, pois permite complementar os aportes com os rendimentos que pingam mensalmente na conta.



Em março, aportei de forma equilibrada entre Tesouro Direto (reconstruindo minha reserva de emergência), ações e FIIs.









Educação

Voltei ao curso on-line, depois de algumas semanas parado.


Vida Profissional

Mais um mês bastante puxado, com a entrega de alguns projetos e mais interação com a equipe. Estou começando a participar de projetos mais complexos na nova área e interagindo com pessoas de outras equipes.
Entreguei a primeira fase de um projeto importante, em que eu estava muito preocupado com o resultado. Mas o gerente ficou bem satisfeito.


Saúde e Vida Pessoal

Na cidade de São Paulo, aumentaram as restrições ao comércio, incluindo academias, então tive que diminuir o ritmo de treino e adaptar para pequenas caminhadas. Fiz alguns exames de rotina, e está tudo certo.
Algumas pessoas que conheço já tomaram a primeira dose da vacina, e estão todos bem. No restante, seguindo em passo de espera.
Fiz algumas doações para campanhas de arrecadação de alimentos, pois sei que tem muita gente passando dificuldades nesse momento, e sou grato por ter uma casa para morar e comida na mesa.
Infelizmente, a pandemia tem se agravado, e parece que estamos relembrando o ano passado, com comércio e fábricas fechadas.


Leituras

Retomei a leitura de livros que eu estava adiando. Terminei de ler "Sapiens", de Yuval Harari. Gostei do livro, embora o texto seja cansativo em alguns trechos, principalmente no primeiro e no último capítulo.
Comecei o livro "O mais importante para o investidor", do Howard Marks. Ouvi falar muito bem desse livro, em dois conteúdos que eu acompanho (PodCast "StockPickers" da Infomoney, e canal "Economista Sincero" no Youtube).
 

Conclusão

Mês muito bom na parte financeira, e sob controle nas demais áreas. Primeiro trimestre do ano já se foi. O jeito é continuar focando nas metas, cuidar de nós mesmos e de nossos entes queridos e amigos.

Sucesso,

Abraço

Comentários

  1. JD,
    Que rentabilidade foi essa? Caramba! Que venha mais assim nos próximos meses.
    Realmente quando temos aumento patrimonial devido as variações, não sentimos muito. Diferentemente quando temos um aumento na renda. As vezes penso: caramba, tive um incremento de 10k que é bem superior aos meus aportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Caminhando.
      Esse aumento de patrimônio gera uma sensação boa. Mas o foco é sempre em aumentar a renda, reinvestindo os proventos sempre.
      Com a reabertura do comércio e a vacinação avançando, a bolsa deve continuar subindo.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  2. Ótimo crescimento no mês, João!!
    Atualmente tenho a mesma visão que a sua quanto ao mix de fiis e ações, é bom para mensalmente aumentar os aportes com o que vem entrando dos proventos dos fiis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Eric.
      Alguns acabam ficando na dúvida: FII ou Ações?
      Eu prefiro utilizar o melhor de cada um, e ter uma carteira bem diversificada. Receber proventos todos os meses garante que, mesmo se eu tiver uma emergência, sempre vou ter um valor para aportar.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  3. Não dei conta de terminar de ler Sapiens. O Livro é até interessante, mas o cara que escreveu acredita em muita coisa que não acredito, então ficou dificil a leitura. Aí fui pesquisar quem era o tal yuval harari. Casado com outro homem, vegetariano, ateu... enfim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos comentários Peão, não conhecia muito sobre o autor.
      Vi um pouco da entrevista dele no programa Roda Viva e no evento da XP, mas achei que ele estava com o ego muito grande.
      Ainda assim, me forcei a ler para confrontar com algumas ideias que eu tinha. Cerca de 1/3 do livro é interessante. O restante é enrolação.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns pelo desempenho financeiro do mês.

    Fico também feliz que os exames deram bons resultados, nada melhor do que grana e saúde.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pi, valeu pelo comentário.

      Com certeza, sem saúde, todo o resto perde o sentido.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  5. Fala João

    Eu gostei muito de Sapiens, leio pouco livros de "história" como ele, mas ele me prendeu muito, mas concordo contigo, o começo e o finalzinho ele dá uma enrolada chata.

    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, TR.

      Sempre gostei de livros de história (menos os que tinha na escola, pois livros didáticos são muito chatos). Devemos conhecer o passado para saber como agir no futuro.
      Quando eu encontrar um novo, com certeza colocarei aqui no blog.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  6. E aí JD!

    Que maravilha ver os proventos subindo dessa forma. A sensação da "bola de neve" se formando, tô aqu ansioso pra experimentar isso, haha!

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro, obrigado pelo comentário.

      O início da caminhada é sempre difícil, parece que nos esforçamos muito, abrindo mão de várias coisas para poder aportar, e ganhamos poucos dividendos.
      Mas, no longo prazo, sempre compensa.

      Eu acho que os 2 ou 3 primeiros anos são como um "teste", que visa tirar da corrida aqueles que não tem determinação. Atingir os primeiros R$10k são os mais difíceis. Depois, os primeiros R$100k, que é um valor impensável para muitos brasileiros, te faz ver que o caminho até o milhão é possível e parece só questão de tempo.

      Mas não desista Engenheiro, a estrada é longa mas o resultado compensa.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário