Fechamento - Agosto/2021 - R$ R$ 377 138,23 (+1,79% ou +R$ 6 617,37)

  Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Agosto/2021.


Eu tentando me manter calmo, enquanto vejo/ouço notícias de políticos fazendo besteira, aprovando leis ruins e causando a queda no preço de ações e FIIs.


Finanças

Mais um mês conturbado na renda variável, com muita oscilação e queda de preços dos ativos. Devemos nos esforçar para ignorar o ruído do dia-a-dia do mercado, e focar nos fundamentos das ações e FIIs.
Consegui aportar um valor considerável, acima de R$ 8,6 mil, por conta do reinvestimento de proventos e corte nos meus custos.




Aportei bastante em FIIs, aproveitando para exercer direitos de preferência nas subscrições usando a "reserva de oportunidade" que eu comentei no último mês. Também aportei em Tesouro Direto e ações.
Recebi pouco mais de R$ 1,5 mil em proventos no mês, que serão devidamente reinvestidos. Quanto mais eu foco em renda passiva, e procuro focar menos em valor de patrimônio, mais tranquilo fico em relação aos meus investimentos.





Educação

Continuo com a leitura de livros, e retomei curso on-line sobre tecnologia. 


Vida Profissional

Agosto foi bastante pesado no trabalho, com feedbacks duros do gestor em relação aos resultados do setor. A cobrança por redução de custos está forte, mas faz parte do jogo. Tive problemas de qualidade em alguns projetos, que precisaram de retrabalho e causaram atrasos nas entregas.
Também fiz feedbacks com integrantes da equipe, pois algumas pessoas estão com desempenho abaixo do esperado.


Saúde e Vida Pessoal

Eu tomei a segunda dose da vacina.
Fiz alguns exames, pois estava com uma dor no pé. O diagnóstico foi que tive uma pequena lesão, similar a uma tendinite, e fiz algumas sessões de fisioterapia, mas não foi nada grave.


Leituras

Terminei a leitura do livro "Gestão do Amanhã", escrito por Sandro Magaldi e José Salibi Neto. Vi algumas entrevistas deles há algum tempo, me interessei pelo tema, e decidi comprar o livro.
O foco dos autores é explicar a mudança de ambiente que a maior parte das empresas está enfrentando, e como os gestores devem agir para implantar processos e produtos inovadores. O livro começa com histórico sobre gestão, cases de sucesso e fracasso de empresas, e como a transformação digital está impactando os negócios.
O que mais gostei no livro foram os resumos no final de cada capítulo, em formato de imagem, sintetizando os principais pontos abordados. Também gostei das perguntas colocadas no final de cada capítulo, que servem como reflexão.
O que eu não gostei no livro foi a linguagem maçante e prolixa, que em alguns trechos acaba sendo chata e cansativa.
No geral, gostei do livro, e pretendo ler outros dos autores.


Conclusão

Mês bom financeiramente, tanto em valor aportado quanto em proventos recebidos, apesar das notícias ruins na economia e na política.
Parece que o ano está voando, nem acredito já estamos em setembro.


Sucesso,

Abraço

Comentários

  1. JD,
    Que aporte heim? Quanto as notícias politicas, eu nem estou acompanhando. Só vejo os ativos caindo, e penso: tá rolando alguma treta politica. Mas é bom fazer dieta de informações.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CeP, obrigado pelo comentário.

      É bem por aí mesmo. Ignorar as notícias de curto prazo, tentando separar ruído daquilo que realmente impacta nos negócios.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  2. João, tenho a mesma impressão sobre como os anos parecem passar cada vez mais rápido.
    Sobre os aportes, tá de parabéns. O caminho é esse!
    Bacana seu blog. Acabo de incluir no meu blogroll.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Zé.

      O foco é aportar sempre, aumentando os valores periodicamente.
      Já adicionei seu blog também.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  3. Olá, J.D!

    Parabéns pelo aporte e proventos recebidos 👏. É muito gratificante receber 1.500 no mês e perceber que todo o esforço valeu a pena.


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PemC, valeu pelo comentário.

      Você está correto. A sensação é muito boa, e nos faz querer aportar mais para ver esse valor mensal aumentando.
      Agora é correr atrás de aumentar a renda, aportar mais, e quem sabe chegar nos R$ 2 mil ao mês no ano que vem.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  4. Olá, JD.

    Aporte muito bom. Quase chegando nos 400k. Neste ano os dividendos estão vindo bem gordos, mas ano que vem com a taxação vai diminuir um pouco para a gente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI, obrigado pelo comentário.

      Com essa oscilação da bolsa, vai demorar mais alguns meses para chegar nessa marca de 400k. Enquanto isso, sigo comprando ações de boas empresas e cotas de bons FIIs, para acumular renda.

      Como ouvi essa semana, "Patrimônio alimenta o ego, mas não enche barriga. Por isso, devemos focar em fluxo de caixa/renda, ao invés de patrimônio".

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  5. Os ruídos são bons para lançar "promoção" nas ações. Só precisamos separar o que é pânico no mercado e o que é realmente relevante para a ação.

    Os FIIs estão ficando interessantes e agora vamos ver o mercado separar os bons FIIs dos FIIs medianos, aquelas gestoras que fazem um bom trabalho e aquelas que só querem a grana.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pi, valeu pelo comentário.

      Venho comprando ações de seguradoras e elétricas nos últimos meses. Tenho dado preferência pelos FIIs desde o início do ano, pois o valor das cotas vem caindo, e alguns bons fundos, com bons imóveis ou carteiras diversificadas, continuam interessantes.
      Só não aporto mais pois estou recompondo minha reserva de emergência. Mas existem boas oportunidades no mercado de renda variável, sem dúvida.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  6. Hey JD, tudo beleza por ai?

    Ao ver a primeira frase logo me lembrei: "Os cidadãos não poderiam dormir tranquilos se soubessem como são feitas as salsichas e as leis" não é fácil, meu amigo, não é fácil...

    Belo aporte, abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo seu comentário, One.

      Concordo 100% com você. Isso funciona desde o século 19.
      Realmente não é fácil.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  7. Olá JD, bom dia

    Que aporte incrível, parabéns.

    Bom ter tomado a segunda dose, dá um certo alivio. Eu estou ansioso para tomar mas será em outubro.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário VAR.

      Fico bastante tempo em casa, mas já saio mais vezes no final de semana.
      Aos poucos, vamos retomando as atividades.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  8. Realmente um mês muito bom João

    Grande aporte + aumento claro e consistente de dividendos e segunda dose. É sucesso que chama? ahahah

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.I., obrigado pelo seu comentário.

      Gosto daquela frase: "Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho".
      Sempre teremos desafios, obstáculos, crises, testando a nossa convicção, a nossa força de vontade. Cabe a nós continuarmos lutando, apesar de tudo.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário