Fechamento - Dezembro/2021 - R$ 391 361, (+5,46% ou +R$ 20 267,88)

 Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Dezembro/2021, junto com a avaliação de como foi o ano de 2021.


Minha reação, ao fazer o fechamento do ano de 2021 e ver os resultados...


Finanças

No mês de Dezembro,  valor das ações e dos FIIs recuperaram parte da queda dos últimos meses. O ETF de criptomoedas, por outro lado, caiu bem.
Recebi 13º salário esse mês, então consegui aportar quase R$ 10 mil, somando salário + proventos reinvestidos.




Em proventos, recebi cerca de R$ 2,7 mil, que será reinvestido em janeiro/2022.
No acumulado do ano, fechei 2021 com R$ 19,8 mil recebidos. Comparando com o valor recebido em 2020, é como se eu tivesse recebido um aumento de 90% na minha renda. Em uma média mensal, consegui ultrapassar R$ 1,6 mil recebidos, ou acima de 1 salário mínimo de "complemento de renda" todos os meses.
O efeito dos juros compostos está ficando mais claro, assim como a importância de reinvestir os proventos.
Investi em FIIs (adicionei um ativo novo na carteira) e Ações, além de Tesouro Direto.













Educação

Sigo com cursos on-line.


Vida Profissional

Recebi mais alguns feedbacks positivos, e participei das primeiras reuniões com pessoas de outros países. Tenho trabalhado bastante, inclusive indo até tarde alguns dias.
Cliente cobrando bastante no projeto, com algumas discussões mais "acaloradas" no final do mês, para entregar itens urgentes.
Recebi só um contato para processo seletivo, mas recusei pois estou gostando muito do meu trabalho atual.
Estou ajudando um amigo a se recolocar no mercado de trabalho, indicando para vagas.


Saúde e Vida Pessoal

Fiz alguns exames de rotina agora em dezembro, e fui ao médico. Tudo ok. Também tomei a 3ª dose da vacina.
Fiz uma reunião virtual com amigos da época da faculdade, e foi muito bom revê-los.


Leituras

Não li nada nesse mês, por conta da correria do trabalho.


Avaliação das Metas de 2021:

Meta nº 1: Chegar no final do ano com patrimônio de R$ 350 mil
Avaliação: Atingi a meta em abril,  e cheguei próximo de R$ 400 mil em dezembro.
Resultado: OK 


Meta nº 2: Alcançar R$ 12 mil em proventos no ano
Avaliação: Atingi a meta em agosto, e cheguei a quase R$ 20 mil em proventos no acumulado do ano.
Resultado: OK 


Meta nº 3: Conseguir correr 5 Km
Avaliação: Não atingi a meta. Cheguei próximo, conseguindo andar 6 Km e correr 3 Km, mas faltou disciplina para continuar nos treinos.
Resultado: NOK

Resultado final: 66% das metas atingidas, nada mal.


Metas para 2022:

Meta nº 1: Chegar no final do ano com patrimônio de R$ 450 mil
Justificativa: Se eu conseguir uma média de aportes acima de R$ 5 mil por mês, mesmo com oscilação na bolsa, devo atingir esse patrimônio. Com sorte, me aproximarei da marca de meio milhão.


Meta nº 2: Alcançar R$ 24 mil em proventos no ano
Justificativa: No final de 2021, cheguei muito próximo de R$ 20 mil. Atualmente consigo uma média acima de R$ 1 mil mensal de proventos (ações + FIIs). Como pretendo continuar aportando em renda variável neste ano, é uma meta desafiadora porém atingível.


Meta nº 3: Começar uma nova pós-graduação
Justificativa: Gosto muito do formato de cursos on-line, mas sinto falta de aulas com outros alunos para trocar ideias. Além disso, estou precisando de uma visão mais "geral" da área de TI. Por isso, no segundo semestre desse ano, pretendo começar uma pós-graduação on-line em gestão de TI.


As metas serão acompanhadas nos posts de julho e janeiro.


Conclusão

Apesar de puxado, avalio que o ano de 2021 foi muito bom para mim. Atingi a maior parte dos meus objetivos e estou satisfeito com o que fiz.
Agora é ajustar a mira para seguir em 2022.


Sucesso,

Abraço

Comentários

  1. Bela retrospectiva do ano, João.
    Na Carteira Zé Batalha o maior destaque foram os proventos também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Zé.
      A sensação de ver os dividendos crescendo é ótima.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  2. Apesar da rentabilidade negativa é preciso celebrar esse patamar de dividendos que está recebendo todos os meses.

    Claro, somos privilegiados por conseguirmos aportar grana em um país onde muitos tem tão pouco para viver? Sim, mas quantos de nós não convivemos com pessoas com salário igual ou maior que o nosso e que simplesmente torram toda a grana.

    Um ótimo 2022 para todos nós!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Pi, e um ótimo 2022 para você.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  3. Fala João! Também não conhecia o seu blog, vou passar a acompanhar. Achei excelente o crescimento da sua renda passiva, já é um ótimo complemento de renda, espero um dia chegar aí haha! E parabéns pelo cumprimento das metas em 2021

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIRE, obrigado pelo comentário.
      A estrada é longa e árdua, mas não desista. Logo mais você alcançará e com certeza supera esse valores.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns pelo seu ano, JD.

    Seus proventos estão realmente bons. Você investe lá fora também?

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro, obrigado pelo comentário.

      Ainda não invisto diretamente.
      Tenho um ETF de criptomoedas, e em breve vou comprar alguns BDRs que estou analisando.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  5. Fala, João, belezin?

    Essa estratégia de focar nos proventos (não sei se essa é a sua estratégia) eu achava completamente furada, pois, na matemática, proventos é "apenas" um resgate obrigatório (e quando tem tributo, como os REITs, é um resgate obrigatório com diminuição do patrimônio), é pra ser um jogo de soma zero.

    Porém... pensando na pessoa física, começo a ver uma vantagem tanto psicológicas como estratégicas. Psicológicas por que vc vê mensalmente o retorno de suas aplicações, colocando lenha na fogueira, dando vontade de vc aportar mais, pra receber mais (principalmente fii) e de estratégia, pois uma pagadora de dividendos (vaca leiteira) geralmente são empresas mais consolidadas, com menos risco. Que são 2 características excelentes para investidor pessoa física. Eu continuo achando a melhor estratégia comprar S&P500 (com uma quedinha por aumentar meus FIIs...rs).


    e, sendo o chato dos comentários, faltou justificativa da meta 2

    "Meta nº 2: Alcançar R$ 24 mil em proventos no ano
    Justificativa: Em de"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto, obrigado pelo comentário.

      Depois que passei a focar em renda mensal, e menos em patrimônio, meu psicológico melhorou demais. Como o objetivo é, a cada mês, receber proventos maiores, fica muito mais fácil continuar aportando.
      Quando tem algum mês em que os dividendos são maiores, é como turbinar os aportes.
      Você definiu bem, para pessoa física, que pretende usar esses rendimentos como um complemento de renda e, em algum momento usar esses rendimentos, focar em renda é uma ótima estratégia. Claro, diversificando sempre, sem ficar "caçando" os ativos com yield mais altos sem olhar os riscos, e com um espaço na carteira para ativos mais focados em valor.

      E valeu pela observação sobre a justificativa, já corrigi o texto.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  6. JD,
    Percebo que vem aportando forte, mesmo com as quedas. Está com o psicológico bem trabalhado. O caminho é esse!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CeP, obrigado pelo comentário.
      Desde 2018 venho investindo mais forte em renda variável, e 2020 foi um grande teste para o meu psicológico.
      As queda de fato não me fazem querer vender meus ativos funcionários. Por incrível que pareça, a maior dificuldade para mim é ver os preços caindo e não conseguir aportar mais, embora meus aportes sejam altos para a realidade da maioria das pessoas.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  7. Por mais que dividendos de ações e aluguéis de FIIs saiam do valor de cada ação/cota, o efeito motivador de ver os proventos aumentando mensalmente é muito bom e acho que realmente funciona como um reforço positivo para nos incentivar a continuar os aportes.
    Eu coloquei como meta pra esse ano iniciar os aportes em renda fixa (tesouro ipca), mas sinceramente eu tenho mais medo de aportar no tesouro direto do que em ações e em fiis.
    Sei que se o governo der calote tudo vai cair junto e tal, mas mesmo assim sinto mais confiança na renda variável do que na renda fixa... mas mesmo assim vou aportar em um tesouro ipca de prazo longo, porque faz parte de qualquer "plano previdenciário" que devemos fazer por conta própria, para não depender do INSS no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Mago.
      Eu invisto parte considerável do meu patrimônio em Tesouro Direto, e também tenho esse receio.
      Vejo que os políticos no Brasil levam o país até a beira do abismo, mas por conta da força de algumas empresas privadas, seguram a barra na última hora.
      Situações como confisco de contas e calote na dívida não vejo como prováveis.
      Concordo 100% com você, tenho muito mais confiança no mercado de renda variável do que na renda fixa.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  8. Parabéns pela renda passiva auferida, João!

    Sucesso em 2022!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colheita, obrigado pelo seu comentário.

      Desejo um ótimo ano de 2022 para você também, com muitos dividendos!

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário