Fechamento - Agosto/2019 - R$ 166 910,12(+1,87% ou +R$ 3 060,38)

Olá amigos,

Assim como Johnny Cash, que passou um tempo afastado da música e depois retornou, aqui estou eu novamente após mais de um ano longe do blog.

Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu na minha vida pessoal e profissional. Mas agora, o trem já está de volta aos trilhos. Espero continuar postando os fechamentos mensais como fazia antes.




Finanças
No período que fiquei sem postar, tive um problema pessoal que me deixou em um nível de estresse muito elevado, e acabou por levar uma boa parte do meu patrimônio no ano passado.
Tive a oportunidade de comprovar, na prática, a importância da reserva de emergência. Pois foi com essa reserva que pude superar esse período difícil.

Com relação ao desempenho da carteira no mês de agosto/2019, houve aumento de patrimônio, porém o rendimento real foi negativo, por causa da bolsa no final do mês.
Foi o mês que tive maior valor como proventos recebidos desde que comecei a contabilizar os investimentos, em novembro/2015.




Por outro lado, aproveitei para aumentar o percentual de ações e fundos imobiliários na carteira.



Educação
No meio do ano passado, terminei a pós graduação, com excelente desempenho.
No segundo semestre do ano passado, comecei a fazer cursos on-line na área de Tecnologia, Estatística e Análise de Dados.
Quando eu era mais novo, tive muito interesse pela área de informática, mas até então estava meio distante dessa área.
Fiquei tão empolgado que no início desse ano comecei um curso mais longo, e estou gostando bastante.
Acabei descobrindo outro interesse: Astronomia. Comecei a acompanhar páginas do assunto, podcasts e séries de tv, buscando absorver o máximo de conhecimento sobre o assunto.

Vida Profissional
Muitas mudanças desde o ano passado. Recebi algumas promoções de cargo na empresa, comecei a me envolver com projetos de tecnologia e passei a ter mais responsabilidades (inclusive participando de processos seletivos de novos funcionários do departamento).
Ganhei o respeito de vários funcionários da empresa, virando uma referência interna em alguns temas, sendo procurado para tirar dúvidas de analistas e gerentes, desenvolver projetos em conjunto com outras áreas, e ministrar treinamentos. Cheguei a ministrar treinamentos internos para mais de 20 pessoas, com ótimas avaliações e pedidos para novas turmas.
Estou cada vez mais próximo de um perfil mais "sênior" do departamento.
No geral, estou bastante satisfeito e motivado com o trabalho.

Saúde
Nenhum problema ou fato relevante

Livros
Foquei em livros de investimentos, e muitas revistas da área de negócios. Média de um livro por mês.

Conclusão
Mês com desempenho financeiro fraco, mas com bons resultados profissionais.
Marcando o retorno de postagens no blog.

Sucesso,

Abraço

Comentários