Fechamento - Novembro/2020 - R$ 311 837,78 (-3,08% ou -R$ 9 895,59)

  Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Novembro/2020.

Eu tendo que continuar a vida de cabeça erguida, depois do problema pessoal desse mês......


Finanças

Em novembro tive uma redução no patrimônio, que só não foi pior por causa da alta da bolsa. Tive que sacar uma grande parte da minha reserva em renda fixa. Até consegui aportar um valor bom, acima de R$ 4 mil, em ações e FIIs, mas no total o valor do aporte ficou negativo em R$ 28 mil.
Por outro lado, os proventos vieram "turbinados" em novembro, e totalizaram mais de R$ 2 mil, que serão reinvestidos em dezembro. Como meta pessoal, até o final do próximo ano, todo o dinheiro novo será aportado em renda fixa (Tesouro Selic), para recompor a perda que tive esse mês.



Claro que o balanço entre os tipos de ativos financeiros da carteira ficou bagunçado, com as ações "pesando a mão". Mas em breve, se tudo der certo, estarei com a carteira mais equilibrada, com 10%-15% em renda fixa.






Educação

Fiz dois cursos on-line pela empresa, mas nada relevante.


Vida Profissional

Projeto chegando ao final, com muita coisa para fazer e pouco tempo. Alguns feedbacks positivos, tanto do cliente quanto da equipe da empresa. Recebi alguns contatos para processos seletivos, mas chamou a minha atenção, até porque estou começando na empresa e tenho muito para crescer antes de ir para uma nova empreitada.


Saúde e Vida Pessoal

Uma pessoa que conheço teve um problema sério, e tive que ajudar rapidamente. Foi um baque financeiro, e vai levar um tempo para corrigir. Me lembrou de uma frase, acho que do Myke Tyson: "Todo mundo tem um plano, até levar um soco na cara". E novembro para mim foi isso, um soco na cara.
Mas, para me manter animado, me lembro que comecei do completo zero há 7 anos, e revisei tudo aquilo pelo qual sou grato, por ter conquistado as coisas que tenho hoje junto com minha família e amigos. Então o que resta é erguer a cabeça e continuar na luta, que a vida não pode parar.


Leituras

Pouco tempo para leitura, e ouvindo podcast uma vez na semana.


Conclusão

Mês complicado na área pessoal, que acabou refletindo na vida financeira. Mas tenho certeza que vou passar por essa fase, que não foi a primeira nem será a última dificuldade da minha caminhada na vida rumo a independência financeira. Devemos lembrar que dinheiro é consequência, e que coisas materiais podemos perder a qualquer momento, podendo recuperar com o tempo. Mas família e amigos são a coisa mais importante, e devemos cuidar sempre, pois quando forem embora, sentiremos falta.


Sucesso,

Abraço

Comentários