Fechamento - Dezembro/2020 - R$ 329 737,42 (+5,74% ou +R$ 17 899,64)

 Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Dezembro/2020, junto com alguns detalhes de como foi o ano de 2020.




Minha reação ao ver o meu resultado final de 2020, apesar de tudo que aconteceu.....


Finanças

Em dezembro consegui um bom desempenho, muito por conta do otimismo da bolsa, que acabou impulsionando ações de FIIs no final do ano. No acumulado do ano, comparando os resultados de dezembro e janeiro, obtive um aumento de patrimônio de R$ 101 658,38 (+44,57%). Porém, seguindo o método de cotas e descontando a inflação (IPCA fechou o ano em 4,23%), meu resultado em 2020 ficou em -5,61%.
Os proventos vieram acima de R$ 700,00 em dezembro, valor que será reinvestido em janeiro ou fevereiro. No ano de 2020, recebi um total de R$ 10 515,02, com média de R$ 876,25 por mês, bem acima da minha meta para esse ano que era de R$ 6 000,00 no ano (R$ 500,00 por mês) de proventos. Além de dividendos/JCP e rendimentos de FIIs, recebi alguns valores de aluguel de ações que acabaram pingando na conta ao longo do ano. O crescimento foi mais forte de julho em diante, por conta do valor de rescisão que recebi e investi. Interessante que eu já considero esses proventos como extensão do meu salário. Não para poder gastar, mas como uma alavanca que me permite aportar mais.
Quando vejo esse histórico, e lembro que comecei em 2013 colocando R$ 1 000,00 em uma conta poupança, fico muito feliz de ver a evolução e tenho mais certeza de que estou no caminho certo.


Planilha com resultado consolidado de 2020


Gráfico com histórico de proventos dos 3 últimos anos


Sobre a divisão entre os tipos de ativos financeiros na minha carteira, aos poucos vou refazendo a minha posição em Tesouro Direto, sem deixar de aportar em ações e FIIs ao reinvestir os dividendos e aportar valor adicionais quando tiver uma grana a mais.






Educação

Continuo com cursos on-line voltados para tecnologia.


Vida Profissional

Novos projetos chegando, em uma área que está crescendo nessa época de pandemia. Muitos desafios, com um novo líder de projeto e alocado 100% dentro de um cliente, mas bem interessante. Vai me tirar da zona de conforto, mas irá trazer muito aprendizado e evolução.


Saúde e Vida Pessoal

A pessoa que eu conheço está se recuperando do problema de forma positiva.
Aproveitei esse final de ano para ficar mais próxima da minha família.


Leituras

Consegui retomar a leitura de livros, focando em investimentos.


Conclusão

O ano de 2020 foi muito doido, com diversas mudanças. Ainda assim, consegui "chegar do outro lado", tendo aprendido muito nessa caminhada e pronto para 2021. Consegui antecipar algumas metas financeiras, fiquei próximos de meus entes queridos, continuei evoluindo e claro, mantive as postagens mensais desse blog.


Sucesso,

Abraço

Comentários