Fechamento - Janeiro/2022 - R$ 406 464,62 (+3,86% ou +R$ 15 103,62)

Olá amigos,


Vamos para o primeiro fechamento de 2022, com os resultados de Janeiro/2022.



Eu tentando aumentar meus dividendos, enquanto o governo e a CVM insistem em tentar derrubar o pequeno investidor....


Finanças

Em janeiro, as ações e o tesouro direto subiram bem. FIIs, por outro lado, vinham caindo, e sofreram mais uma pancada na última semana no mês com a decisão da CVM.
Como disse certa vez Roberto Campos, na época que tínhamos ministros da economia que saiam o que estavam fazendo, "No Brasil, até o passado é incerto". Mais queda que isso só o ETF de criptomoedas, que já caiu quase 50% desde que investi.
Consegui ultrapassar os R$ 400 mil de patrimônio, um recorde histórico. Aportei bem no mês, com quase R$ 8 mil de aporte, aproveitando um pouco do 13º e reinvestindo os proventos recebidos em dezembro.




Recebi cerca de R$ 1,2 mil em proventos no mês. Analisando os últimos 12 meses, atingi uma média mensal de R$ 1,7 mil recebidos.
Investi a maior parte em FIIs e Ações, em ativos que já estavam na carteira, além de tesouro direto. Por conta da queda no ETF, devo comprar um pouco em fevereiro.
Estou analisando alguns BDRs, e em breve devo adicionar um deles na minha carteira, diversificando a minha carteira com ativos internacionais.









Educação

Retomei o curso on-line sobre projetos, além de cursos para a empresa.


Vida Profissional

No final do mês, recebi o contato para um processo seletivo. O mercado está muito aquecido, mas estou satisfeito com a empresa onde estou atualmente. Acabei indicando dois amigos para a vaga.
Apesar de estar há alguns meses na empresa, já comecei a aplicar alguns treinamentos para funcionários de nível júnior e coordenar algumas atividades do projeto junto com outras pessoas da equipe.


Saúde e Vida Pessoal

Sem novidades nessa área.


Leituras

Voltei a ler, começando pelo livro "O jeito Peter Lynch de investir".


Conclusão

Mês duro para os FIIs e criptomoedas, mas que foi positivo no geral. Tudo indica que 2022 será emocionante para o mercado financeiro, mas que não deve abalar quem investe em boas empresas e bons FIIs com foco no longo prazo.

Sucesso,

Abraço 

Comentários

  1. João Dinheiro,

    Parabéns pela ótima rentabilidade alcançada.

    Concordo com a frase do Roberto Campos, esse país é uma caixinha de surpresas.

    Já investi no HASH11, mas confesso que pulei fora. Não me convenci do que faz uma cripto subir ou cair, elas basicamente não tem lastro em nenhum ativo real e nem são instrumento de trocas comerciais. Parece mais uma grande loteria ou bolha.

    Respeito quem quer ficar dentro, mas eu quero ficar fora.

    Os FIIs estão sofrendo um pouco nesse pós-pandemia, mas agora tenho percebido boas oportunidades de compra em alguns fundos. O difícil é separar o joio do trigo.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pi, obrigado pelo seu comentário.
      Sei que ETFs não são a melhor opção para criptoativos, mas para mim são o jeito mais fácil de me expor a esse mercado.
      Quem sabe no futuro eu adquiria diretamente os ativos.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  2. Fala João! Primeiramente parabéns pelo patrimônio e pela força do aporte, é só com trabalho duro e aportes volumosos que a IF chega.

    Fiz um cálculo rápido aqui e sua carteira tem um Yield bastante bom, mais ou menos 0,43% considerando a média dos últimos 12 meses, imagino que suas ações sejam boas pagadoras de dividendos.

    Continua firme que a gente chega lá, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fire, obrigado pelo comentários.
      Sim, foco em empresas do setor elétrico, bancos e seguradoras, que tradicionalmente pagam bons dividendos. Aos poucos, vou diversificando a carteira e comprando ativos com maior foco em crescimento, talvez até alguma small cap.
      Se eu separar só a minha carteira de FIIs, estou com 7% de dividend yield em 12 meses, o que não está nada mal também.
      Tenho que melhorar muito minha carteira ainda, mas vou fazendo aos poucos.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  3. JD
    Muito bom passar determinadas barreiras. Que venha o meio milhão.
    Só não entendi a rentabilidade do mês. No título colocou 3,86%, mas na planilha do aDP tem 1,78.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CeP, obrigado pelo comentário.
      Você está certo na sua observação. Embora eu coloque a imagem da planilha do AdP adaptada, tenho outras planilhas e gráficos para controlar meu patrimônio.
      Inclusive você me deu uma boa ideia. Para o próximo fechamento, vou substituir a planilha por alguns gráficos, para ficar mais fácil de visualizar a evolução.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  4. JD, seus dividendos já estão ficando bem emocionantes hein. Isso aí com certeza dá ua ânimo pra continuar na jornada.

    O Brasil realmente é um país complicado, estamos basicamente em um campo minado aqui, qualquer hora pode acontecer uma bela de uma merda.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro, valeu pelo comentário.
      Depois que eu passei a focar em dividendos maiores, e colocar o valor do patrimônio como secundário, fico mais tranquilo com as oscilações do mercado.
      A meta desse ano é alcançar R$ 2 mil de proventos por mês, e estou trabalhando (e aportando) para isso.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  5. Parabéns mais uma vez pela renda passiva, João! Um dia chego no seu patamar hehehe

    A CVM parece que não entende de verdade como funciona o mercado. Se eu trabalhasse lá, tentaria mudar alguma coisa dentro de minha (pequena) área de atuação...

    E o governo sempre está tentando prejudicar a classe média e os pobres...

    só os ricaços é que se dão bem com governos e com as regulações, pois ajudam a matar seus concorrentes e assegurar a longa vida de seus cartéis...

    E Brasil é bem por aí mesmo.. Até o passado é incerto. Aqui reina a insegurança jurídica. A qualquer momento uma "otoridade" literalmente rasga a lei e a constituição e fica por isso mesmo.

    Mas, ainda tenho esperanças no Brasil, talvez para meus netos.

    Oremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Mago.
      É difícil, mas acredito que melhoramos no longo prazo.

      E você está evoluindo bem financeiramente, logo mais você alcança esse valor de proventos e até ultrapassar.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  6. Estou olhando aqui pro meu livro "O jeito Peter Lynch de investir". É o próximo da lista, que coincidência rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, obrigado pelo comentário.
      Não tem jeito. Gosto de acompanhar alguns canais do Youtube e ler alguns relatórios, mas temos que absorver o conhecimento direto da fonte para evoluirmos de verdade.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário