Fechamento - Fevereiro/2022 - R$ 402 832,17 (-0,89% ou -R$ 3 632,45)

 Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Fevereiro/2022.

Aproveitando um comentário do mestre Caminhando e Poupando no último mês, resolvi alterar os gráficos e tabelas que utilizo para mostrar o meu resultado mensal aqui no blog. Mudei também a cara do blog.
Deixem nos comentários depois a opinião de vocês.





Minha reação ao ver o resultado desse mês que, mesmo aportando, fechou no negativo


Finanças

Em fevereiro, Tesouro Direto subiu um pouco, enquanto Ações, FIIs e ETF caíram bem. Com a questão da guerra entre Rússia e Ucrânia, renda variável oscilou bastante.
Ainda assim, me mantive acima de R$ 400 mil de patrimônio. Consegui aportar quase R$ 7 mil esse mês, sempre reinvestindo os proventos do mês anterior.


Visão mensal do resultado consolidado de 2022


Visão anual do resultado consolidado até 2022


Recebi pouco mais de R$ 1,9 mil de proventos no mês, inclusive juros semestrais do tesouro direto, sendo quase o dobro do que recebi em fevereiro/2021. Os proventos recebidos de FIIs vem aumentando todos os meses, e devem chegar nos R$ 1 mil em breve. 
Aproveitei as quedas recentes, e aportei em todas as categorias de ativos. Comprei mais algumas cotas de FIIs, do ETF de criptomoedas, além de ações e Tesouro Direto, mas não comprei nenhuma ativo novo. Quero chegar a 30% da certeira de FIIs em fundos de papel (hoje estou em 27%), além de reduzir minha exposição a ações do setor elétrico (hoje estou em 36%).


Visão geral dos proventos recebidos até 2022


Divisão atual do meu patrimônio por categoria


Estou interessado em Fundos de Infraestrutura (FI-INFRA), e penso em adicionar um ativo desse na minha carteira. Gostei bastante da proposta, dos relatórios gerenciais e dos proventos serem mensais e isentos de imposto.


Educação

Continuo com o curso on-line sobre projetos, estou quase terminando.


Vida Profissional

Algumas mudanças no projeto, com pessoas saindo da empresa ou sendo alocadas em outros clientes. Por conta de já ser um profissional sênior e ter concluídos minhas entregas com excelência, já virei uma referência para a equipe e iniciei algumas atividades como mentor. Conversei com meu gerente, e em breve devo passar a atuar como líder do time.


Saúde e Vida Pessoal

Dei uma reduzida nas caminhadas, mas devo retomar em março.


Leituras

Continuo com leitura de livros e revistas.


Conclusão

Mês de queda no patrimônio e só informação negativa nos noticiários. Apesar disso, tive crescimento de proventos, e as outras áreas da vida seguem caminhando. O importante é não parar de pedalar, para a bicicleta não cair, como diria o Tio Rico.

Sucesso,

Abraço 

Comentários

  1. JD,
    A queda foi quase geral. Principalmente para quem tá exposto a RV. Tem algum motivo específico que te faz querer reduzir sua exposição ao setor elétrico?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CeP, obrigado pelo comentário.

      Eu gosto muito do setor elétrico, principalmente pelo fluxo de rendimentos. Quero reduzir minha exposição para reduzir o risco de que alguma "canetada" do governo impacte demais meu patrimônio ou minha renda.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  2. Percebe-se que, nos primeiros anos, o crescimento só vem dos aportes. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rb, obrigado por comentar.

      O começo da jornada financeira é o mais difícil, pois o valor do aportes é responsável pela maior parte do aumento de patrimônio, até que os juros compostos ganhem força.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  3. João Dinheiro,

    Todo mundo está sofrendo bastante com essa guerra, mas para alguns objetivos como o recebimento de dividendos é uma boa oportunidade de comprar mais barato e receber o mesmo dividendo, ainda mais em ativos que estejam sofrendo mas que guardem pouca relação com a crise geopolítica.

    Gostaria apenas de tirar uma dúvida: qual o racional por trás da decisão de reduzir a exposição no setor elétrico? É apenas para reequilibrar a carteira ou tem alguma questão que esteja te preocupando?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pi, obrigado pelo comentário.

      Adoro o setor elétrico, principalmente pelo fluxo de rendimentos.
      Eu quero diminuir minha exposição para reduzir o risco de que alguma "canetada" dos políticos impacte demais meu patrimônio ou minha renda.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  4. JD, excelentes proventos e aporte.

    Acredito que teremos muita emoção (e muitas oportunidades) nas bolsas nos próximos tempos, porém essa estagnação da qual o Brasil parece não ter competência pra sair me deixa preocupado. Será que a vida não é muito curta pra se investir nesse país?

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro, obrigado pelo comentário.

      O Brasil parece estar preso a síndrome de ser eternamente um país do futuro. Ainda assim, várias empresas grandes conseguiram sobreviver.
      Nos próximos anos, penso em investir em empresas no exterior via BDR e em REITs. Mas estou estudando os setores, e principalmente a parte tributária.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  5. Fala, João, belezinha?

    Blog de cara nova, nem reconheci qd entrei. rs. As figuras achei pequenas, tive que clicar em todas para ver o que tinha nelas. Se puder, acho que seria interessante colocá-las maiores ja no corpo do texto, pra leitura ficar mais fluida.

    Cara, cuido com FI-Infra, é como se fosse private equity... eu acho muito dificil selecionar ações da bolsa, com vasta gama de informações padronizadas... private equity o buraco é muito mas muito mais embaixo.

    Parabéns pelo sucesso no trabalho (liderança e mentoria)!!!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Neto.

      Agradeço o feedback. Para o próximo post, vou rever o tamanho das imagens.

      Os FI-Infra ou FIRF-IE investem em dívidas de projetos de infraestrutura, que são as debêntures. Então o risco seria o não pagamento da dívida, parecido com FIIs de Papel.

      Agora os FIP-IE tem o risco de equity, pois são participações em empresas. Talvez estejam mais próximos de FIIs de desenvolvimento. E concordo com você, é bem mais complicado de avaliar esse tipo de investimento.

      Já separei 3 fundos para investir, e em breve devo fazer meu primeiro aporte. Por enquanto, vai ser uma parte bem pequena do meu patrimônio.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
    2. Atualmente, eu tenho um pé atrás com debentures, sou um dos que tinha RDVT11 na carteira (pouca coisa, uns 5k). Além de, óbvio, ficar puto de perder o dinheiro, o que me deixou mais chateado é que o ativo que estava em garantia era quase que inalienável, ou seja, era um instrumento de crédito, sem garantia!!!

      Uma das condições de eu entrar num fii de papel é conhecer bem o gestor e/ou ele ser pulverizado em vários títulos de dívida.

      Só destacaria esse ponto, cuidado na concentração da dívida e nas garantias que estão te dando.

      E Bora lá!!!

      Excluir
  6. Bem legal o novo layout do blog, JD! Mas concordo com o comentário acima, do Neto, de que as figuras ficaram pequenas. Se possível, tenta aumentar elas no próximo post
    Cara, R$1.000 por mês de proventos de FIIs é um sonho! Espero chegar lá um dia! Parabéns!
    E qual o motivo para querer diminuir a exposição ao setor elétrico?
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, obrigado pelo comentário e pelo feedback.

      Vou rever o tamanho das imagens no próximo post.

      Coloquei essa meta de R$ 1 mil por mês pois é um marco importante de renda extra, e vira uma camada adicional de segurança.

      Quero reduzir a chance de alguma decisão do governo reduzir muito meu patrimônio ou minha renda, por isso vou diminuir minha exposição ao setor elétrico.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir
  7. Fala JD, blz? Acompanhei os gráficos novos e achei muito bom. Você que construiu essas planilhas?
    Iniciei agora e estou correndo atrás da melhor forma de apresentação. Depois me acompanhe também. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini, obrigado pelo comentário, e seja bem vindo ao grupo de blogs de finanças.

      As que utilizo foram feitas pelo mestre Além da Poupança, e estão disponíveis no blog dele: https://alemdapoupanca.blogspot.com/

      Os gráficos eu fiz no Microsoft PowerBI, a partir de alguns ajustes que fiz nas planilhas.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário