Fechamento - Dezembro/2023 - R$ 729 515,53 (+7,55% ou +R$ 51 201,33)

 Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Dezembro/2023, o último de 2023. Como sempre, analisarei o resultado anual de cada categoria e irei comparar com as minhas metas para o ano.



Eu com o meu patrimônio e meus dividendos, ao fechar o resultado do ano...


Finanças


As cotações continuaram subindo no fim do ano de 2023, impulsionando o resultado da carteira. Consegui fazer um aporte poderoso, acima de R$ 17 mil, o que fez meu patrimônio superar a barreira de R$ 720 mil.
No ano, aportei quase R$ 160 mil, um novo recorde.



Visão mensal do resultado de 2023




Visão anual do resultado de 2023



Mês de Dezembro foi melhor de proventos, com R$ 4 127,20 recebidos, acima dos R$ 3 235,00 recebidos em Dezembro/2022. Esse ano recebi no total R$ 41 185,02 em proventos, e mais um pouco com aluguel de ações. É uma sensação ótima alcançar esse resultado, pois motiva demais. Quando eu comparo com o meu primeiro fechamento anual aqui no blog, em Dezembro/2017 (neste link), quem que comemorei por receber mais de R$ 100 num mês de dividendos, é uma baita evolução.
No mês, recebi R$ 1 829,17 de FIIs, R$ 1 759,92 de ações e R$ 538,11 de fundos.
No ano, recebi R$ 19 501,43 de FIIs, R$ 17 550,10 de ações e R$ 4 133,49 de Fundos, em que pela primeira vez FIIs pagaram mais dividendos do que ações, mesmo representando um percentual da carteira.
O dividend yield mensal foi de 0,57% e 5,68% no acumulado de 12 meses, com R$ 3 455,74 recebidos em média por mês.



Aportei R$ 17 209,56 no mês, reinvestindo sempre os proventos recebidos.

Os aportes foram em FIIs, Fundos, Ações, Tesouro Direto e ETFs.

Em FIIs, comprei fundos de Papel, Renda Urbana e Escritórios, todos que já estavam na carteira, além de um novo fundo de Shoppings.
Em Tesouro Direto, aportei em Tesouro IPCA novamente e um pouco em Tesouro Selic.
Em Ações, comprei banco e empresa farmacêutica.
Em ETFs, comprei o fundo de criptomoedas.
Em Fundos, comprei um pouco de um FI-Agro que já estava na carteira.



Na divisão da carteira, Ações representam 44,3%, FIIs com 33,9%, Tesouro Direto com 14,3%, Fundos com 6,5% e ETFs com 1,0%.
Sigo focando os aportes em FIIs e Fundos (FI-Agro e FI-Infra).




Visão geral dos proventos em 2023



Divisão da minha carteira no mês



Em FIIs, fechei com 34,31% em fundos de papel e 65,69% em fundos de tijolo.
Os maiores setores são Shoopins (15,04%), Logística (14,22%) e Renda Urbana (14,13%). 




Divisão da minha carteira de FIIs por tipo








Divisão da carteira de FIIs por setor


Nas ações, as maiores posições são em empresas elétricas (24,20%), Bancos (18,76%) e Seguros (16,64%), 


Divisão da carteira de Ações por setor



Em fundos, 55% estão em FI-Infra e 45% em FI-Agro.



Divisão da carteira de fundos por categoria



Em ETFs, 64% estão em Criptomoedas, e 36% em Ações Americanas.




Divisão da carteira de fundos por categoria





Educação e Leituras

Em dezembro terminei o livro "Subliminar: Como o inconsciente influencia nossas vidas", do Leonard Mlodinow. O autor explica de um jeito bem fácil como o inconsciente impacta em nossa tomada de decisões e como os nossos sentidos são complexos. Ele demonstra, por exemplo, que a descrição dos pratos nos cardápio, caso seja mais complexa, pode levar as pessoas a pedirem um determinado produto.
Livro bem interessante para quem tem curiosidade sobre psicologia, e aprendi muita coisa que eu não sabia. Com certeza recomendo a leitura.

Na parte de estudos, fiz apenas alguns cursos obrigatórios da empresa. 


Vida Profissional

Mês de dezembro puxado, com o cliente concluir uma série de projetos que estavam "enrolando" para fazer, querendo compensar meses de desorganização.
Participei de um processo seletivo, e cheguei até na etapa de proposta financeira, e estou aguardando retorno da empresa.


Saúde e Vida Pessoal


Continuo voando na academia, com emagrecimento visível. 
Fôlego melhorou bem, e mais uma bela reduzida na gordura, com alguns partes do corpo com músculos visíveis. Mas ainda estou longe do shape que desejo.
Passei pela nutricionista, e que recomendou a dupla básica de suplementação "Creatina+Whey Protein", sem grandes novidades.



Avaliação das Metas para 2023:

Meta nº 1: Chegar no final do ano com patrimônio de R$ 600 mil
Avaliação: Atingi a meta em junho, e consegui superar R$ 700 mil em dezembro, batendo a meta com louvor.
Resultado: OK 

Meta nº 2: Alcançar R$ 40 mil em proventos no ano
Avaliação: Ultrapassei R$ 41 mil de proventos recebidos no ano, e cheguei bem perto da marca de R$ 3 500,00 por mês. Então considero que bati a meta.
Resultado: OK 


Meta nº 3: Ler mais de 12 livros no ano
Avaliação: Li 13 livros no ano, então alcancei a meta com certa tranquilidade.
Resultado: OK 


Metas para 2024:

Meta nº 1: Chegar no final do ano com patrimônio de R$ 800 mil
Justificativa: Se eu conseguir manter a minha média de aportes acima de R$ 6 mil, e não tivermos nenhuma surpresa negativa, somente com os aportes devo bater essa meta. Como na parte profissional estou bastante receoso, vou deixar a minha meta bastante conservadora. 


Meta nº 2: Alcançar R$ 50 mil em proventos no ano
Justificativa: Incrementando mensalmente minha renda passiva, quero atingir cerca de R$ 4 500,00 de média recebidos por mês, o que seria próximo desse valor total.


Meta nº 3: Ler mais de 12 livros no ano
Justificativa: Quero repetir a disciplina que tive esse ano e continuar com a leitura regular de livros, e pelo menos 1 por mês entendo ser bastante razoável.


Meta nº 3: Chegar abaixo dos 85 Kg
Justificativa: No final de Novembro/2023, passei por uma avaliação física e fiquei pouco acima de 90 Kg. Então meu objetivo é seguir forte na academia, com boa alimentação, e reduzir de peso até ficar abaixo de 85 Kg, com percentual de gordura de 20% ou menos, algo que faz uns 10 anos que não chego. Entendo que o maior desafio será manter a rotina de treinos caso eu mude de emprego.


Conclusão


Ano foi excelente, com muitas conquistas pessoais, melhora na qualidade de vida e resultado financeiro excelente.
Agora é trabalhar duro para conseguir bater as metas de 2024.

Um excelente ano para todos.


Sucesso,


Abraço


Comentários

  1. Parabéns pelos seus resultados, JD! Sua capacidade de aporte tá incrível, esse seu primeiro milhão já tá na esquina nesse ritmo.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, milhão está logo ali. Ótimos aportes, também me surpreendi com meus aportes esse ano, faz diferença mandar todo dinheiro extra (férias, 13º, PLR) para os aportes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fala João,
    Meu objetivo de vida é conseguir aportar um valor lindo como esse todos os meses. Parabéns pelo trabalho duro.

    Se puder, dá uma olhada lá no meu blog, também mostro minha carteira e meus investimentos: caminhodaspedrasinvest.com

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário