Fechamento - Fevereiro/2024 - R$ 732 786,32 (+2,57% ou +R$ 18 348,32)

 Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Fevereiro/2024.



Eu ao lado da minha companheira June Carter (representando os meus dividendos), segurando as oscilações no mercado e mais notícias ruins no trabalho, mas mesmo assim mantendo os aportes constantes...


Finanças

A bolsa se recuperou em fevereiro, exceto os FI-Agro, que ainda estão sofrendo por causa das notícias de recuperação judicial de várias empresas e calote de dívidas. Criptomoedas também dispararam e ajudaram a ampliar o patrimônio. Aportei mais de R$ 12 mil, e consegui ultrapassar os R$ 730 mil de patrimônio, marcando um novo recorde.



Visão mensal do resultado de 2024




Visão anual do resultado de 2024



Mês de Fevereiro foi melhor de proventos, com R$ 4 802,12 recebidos, mais que o dobro dos R$ 2 006,40 recebidos em Fevereiro/2023, sendo o maior valor já recebido no mês de fevereiro da história da minha carteira.
No mês, recebi R$ 2 252,79 de Ações, R$ 1 918,83 de FIIs, R$ 547,75 de fundos e R$ 82,76 de Tesouro Direto.
O dividend yield mensal foi de 0,66% e 6,07% no acumulado de 12 meses, com R$ 3 703,89 recebidos em média por mês.



Aportei R$ 12 482,62 no mês, reinvestindo sempre os proventos recebidos.

Os aportes foram em Ações, FIIs, Tesouro Direto e Fundos.

Em Ações, comprei empresa farmacêutica e banco que já estavam na carteira.
Em FIIs, comprei fundos de lajes corporativas e renda urbana que já estavam na carteira.
Em Tesouro Direto, aportei em Tesouro IPCA e em Tesouro Selic.
Em Fundos, comprei um novo FI-Agro.



Na divisão da carteira, Ações representam 42,3%, FIIs com 34,5%, Tesouro Direto com 15,2%, Fundos com 6,7% e ETFs com 1,4%.
Sigo focando os aportes em FIIs e Fundos (FI-Agro).




Visão geral dos proventos em 2024



Divisão da minha carteira no mês



Em FIIs, fechei com 31,88% em fundos de papel e 68,12% em fundos de tijolo.
Os maiores setores são Shoppings (16,45%), Logística (14,11%) e Renda Urbana (14,11%). 




Divisão da minha carteira de FIIs por tipo








Divisão da carteira de FIIs por setor


Nas ações, as maiores posições são em empresas elétricas (23,30%), Bancos (19,42%) e Seguros (17,08%), 


Divisão da carteira de Ações por setor



Em fundos, 51% estão em FI-Infra e 49% em FI-Agro.



Divisão da carteira de fundos por categoria



Em ETFs, 72% estão em Criptomoedas, e 28% em Ações Americanas.



Divisão da carteira de fundos por categoria





Educação e Leituras

Em fevereiro, retornei para o ritmo normal, e terminei de ler apenas um livro: o "Guia Suno Fiagros: A nova fronteira dos investimentos brasileiros", de Octaciano Neto e Jean Tosetto. Peguei uma promoção e consegui esse e-book gratuitamente.
O livro é uma introdução bem superficial, e explora apenas os aspectos básicos (estrutura, tipos e tributação), deixando de lado vários pontos importantes e que são difíceis para o investidor iniciante analizar sozinho (garantias, tipos de devedores, setores, geografias, produtos). Por outro lado, a linguagem é bem fácil e acessível.
Não foi um desperdício de tempo, mas o livro me deixou frustrado por ser muito básico e sem ter detalhado aspectos importantes da análise e que vi, na prática, como fazem falta.

Recomendo apenas se você tem curiosidade sobre essa classe de investimento e nunca leu um relatórios gerencial de FI-Agro ou de FII do agro. Caso contrário, não recomendo.

Somente cursos on-line da empresa.


Vida Profissional

Mês ainda mais complicado, pois o gerente do projeto avisou que "o gato subiu no telhado", e que vão haver cortes de 20% a 30% na empresa, e que o projeto que estou será também impactado.
Então nos próximos meses devem ter novidades, talvez negativas.

Se o pior acontecer e eu for demitido, vou estar numa condição bem melhor que em 2020, pois os dividendos mensais já garantem um rendimento mínimo, ainda que não cubra todos os meus gastos e da minha família ainda.

Além do processo seletivo que começou em janeiro, participei de mais 2 no mês, sendo que um deles avancei bastante e cheguei na fase de entrevista com o gestor novamente, mas acabei não passando em nenhum. Em um deles, não passei por causa do salário novamente.

As vagas de TI com salários altos (acima de R$ 10 mil) são raras e estão bem concorridas, e muitas empresas estão segurando os custos na parte de TI. Mas sigo na busca, e estou pensando até em prestar algum concurso público na área de TI.


Saúde e Vida Pessoal


Sigo firme na academia e mais gente comenta sobre o meu emagrecimento, porém ainda estou longe do meu objetivo. 
Somente em março consegui fazer os exames de rotina e no final do mês vou retornar no cardiologista para avaliar.

Conclusão


Mês foi melhor na parte financeira, mas muito preocupante na parte profissional.
Sigo com foco em aportes e cuidando da minha saúde.


Sucesso,


Abraço

Comentários

  1. Fala JD, tranquilo?

    Uma dúvida que me paira sempre que leio seus posts, qual área de TI voce trabalha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, obrigado pelo comentário.

      Trabalho com gerenciamento de projetos de TI.

      Sucesso,

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário