Fechamento - Março/2024 - R$ 751 811,78 (+2,60% ou +R$ 19 025,46)

Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Março/2024.



Eu tentando me manter focado nos investimentos e na vida pessoal, enquanto que no trabalho a coisa vai cada vez pior....


Finanças

A bolsa oscilou bem em março, subindo um pouco no final, novamente exceto os FI-Agro que ainda estão sofrendo quedas nas cotações. Aportei mais de R$ 11 mil, em provavelmente o último aporte nesse volume que farei nos próximos meses, e consegui ultrapassar os R$ 750 mil de patrimônio. O primeiro milhão parece estar cada vez mais perto, mas cada vez mais difícil de conseguir.



Visão mensal do resultado de 2024




Visão anual do resultado de 2024



Mês de Março foi bom de proventos, com R$ 4 583,90 recebidos, pouco mais do que os R$ 3 799,33 recebidos em Março/2023, outra vez sendo o maior valor já recebido no mês de março da história da minha carteira.
No mês, recebi R$ 2 001,53 de Ações, R$ 1 941,01 de FIIs e R$ 641,36 de fundos. Chegar a R$ 2 mil por mês recebidos de FIIs e R$ 1 Mil de fundos vai ser um marco importante e está se aproximando.
O dividend yield mensal foi de 0,61% e 6,00% no acumulado de 12 meses, com R$ 3 761,59 recebidos em média por mês.



Aportei R$ 11 348,74 no mês, reinvestindo sempre os proventos recebidos.

Os aportes foram em Fundos e Tesouro Direto.

Em Fundos, comprei 4 FI-Agros que já estavam na carteira, aproveitando que as cotas caíram bem.
Em Tesouro Direto, aportei em Tesouro IPCA e em Tesouro Selic.




Na divisão da carteira, Ações representam 41,7%, FIIs com 33,8%, Tesouro Direto com 15,2%, Fundos com 7,8% e ETFs com 1,5%.
Sigo focando os aportes em FIIs e Fundos (FI-Agro).




Visão geral dos proventos em 2024



Divisão da minha carteira no mês



Em FIIs, fechei com 32,23% em fundos de papel e 67,77% em fundos de tijolo.
Os maiores setores são Shoppings (16,38%), Logística (14,11%) e Renda Urbana (13,96%). 




Divisão da minha carteira de FIIs por tipo








Divisão da carteira de FIIs por setor


Nas ações, as maiores posições são em empresas elétricas (23,53%), Bancos (19,45%) e Seguros (17,02%) 


Divisão da carteira de Ações por setor



Em fundos, 56% estão em FI-Agro e 44% em FI-Infra. Como a maioria dos FI-Infra está acima do VP, estou direcionando para FI-Agro, optando por aqueles de menor risco ou que não sejam tão dependentes de produtores de soja.



Divisão da carteira de fundos por categoria



Em ETFs, 74% estão em Criptomoedas, e 26% em Ações Americanas.



Divisão da carteira de fundos por categoria





Educação e Leituras

Em março, terminei de ler apenas um livro: "Todo mundo mente", de Seth Stephens-Davidowitz.
O autor é um economista de Harvard, que usa os dados de termos pesquisados no Google como fonte para para analisar o comportamento das pessoas.
A abordagem é similar à do livro "Freaknomics", e gostei bastante do livro. Os pontos onde ele traz os resultados sobre as pesquisas em sites adultos e como avaliar se uma campanha publicitária está trazendo o retorno esperado são interessantes, além da parte onde ele cita alguns problemas que podem ser encontrados ao lidar com grandes volumes de dados.

Serve como um complemento para quem atua ou tem interesse em análise de dados, de forma bem fácil de entender e sem a parte de cálculo que costuma afastar as pessoas.


Recomendo para quem se interessa pelo assunto.


Vida Profissional

Mês pior ainda. Chefe já começou a escolher quem fica e quem sai da empresa, e já fui informado que devo sair da empresa nas próximas semanas, junto com mais um grupo de pessoas. Fico bravo pois minhas 2 últimas avaliações de desempenho foram excelentes e o cliente gostava do meu trabalho.
Infelizmente isso deve comprometer bastante os meus aportes, pois não terei renda nova para somar com os dividendos, mas por outro lado ganho uma grana antecipada e posso tentar me dedicar a outros projetos.

Já estou vendo outras vagas, mas mercado de TI está bem disputado. Então talvez eu tenha que tirar mais alguma certificação nesse período para aumentar minhas chances de obter uma nova colocação no mercado.


Saúde e Vida Pessoal

Retornei no cardiologista para avaliar os resultados dos exames, e estou 100%. Boa parte dos exames eu tinha feito há alguns anos atrás, e melhoraram bastante, mostrando que alimentação saudável e exercícios físicos são a receita para melhorar qualidade de vida.
Também passei por avaliação física na academia e cheguei próximo dos 80 Kg, coisa que fazia uns 10 anos que eu não alcançava.

Sigo firme e forte, e vou usar a academia para centralizar a energia e frustações durante esse período sem trabalho, para manter o emocional sob controle. 


Conclusão


Mês foi bom na parte financeira, mas muito ruim na parte financeira.
Sigo com foco de cuidar da minha saúde e controlar a parte financeira, pois vai ser dureza.



Sucesso,


Abraço

Comentários

  1. Que você consiga uma recolocação rápido e melhor. TI me parece ser uma área que paga bem e exigem bem também das pessoas.
    Ainda bem que o pessoal da finansfera possui uma reserva de emergência, nem consigo imaginar como é perder o emprego gastando todo o salário, não tendo reserva alguma e ainda tendo dividas. É de enlouquecer.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário