Fechamento - Maio/2024 - R$ 778 733,20 (-0,23% ou -R$ 1 799,51)

Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Maio/2024.



Eu pensativo, ao ver meu patrimônio caindo, sabendo que tenho que segurar os custos por mais um tempo, enquanto o governo e os políticos fazem cada vez mais besteiras na economia e não se preocupa em cortar gastos...


Finanças

A bolsa continuou caindo forte, por toda a bagunça política no país. Isso afetou  bastante meu patrimônio, mesmo com um bom valor aportado, o que por outro lado permite comprar ações de boas empresas e cotas de bons fundos com desconto. 
Aportei R$ 8 mil, com mais um pouco da minha rescisão trabalhista, mas mesmo assim tive queda de patrimônio, que fechou em R$ 778 mil.



Visão mensal do resultado de 2024




Visão anual do resultado de 2024



Mês de Maio foi melhor de proventos, com R$ 4 519,07 recebidos, menos do que os R$ 6 310,01 recebidos em Maio/2023, mas novamente acima dos R$ 4 mil.
No mês, recebi R$ 2 090,41 de FIIs (segunda vez esse ano que fico acima dos R$ 2 mil recebidos nessa categoria de ativos), R$ 1 734,69 de Ações, e R$ 693,97 de Fundos. 
O dividend yield mensal foi de 0,58% e 5,69% no acumulado de 12 meses, com R$ 3 689,59 recebidos em média por mês.


Aportei R$ 8 110,97 no mês, reinvestindo sempre os proventos recebidos.

Os aportes foram em Tesouro Direto, Fundos, FIIs e Ações.

Em Tesouro Direto, aportei em Tesouro Selic e Tesouro IPCA, ainda aproveitando um pouco dos títulos IPCA+ com taxa acima de 6%.
Em Fundos, comprei 3 FI-Infra e 1 FI-Agro que já estavam na carteira, aproveitando queda nas cotas do agro seguem amassadas.
Em FIIs, aportei em 2 fundos (Híbrido e de Escritórios) que já estavam na carteira
Em Ações, comprei um pouco de uma empresa do setor de seguros que já estava na minha carteira.


Na divisão da carteira, Ações representam 37,6%, FIIs com 32,7%, Tesouro Direto com 20,0%, Fundos com 8,3% e ETFs com 1,5%.
Sigo focando os aportes em FIIs e Fundos (FI-Agro).



Visão geral dos proventos em 2024



Divisão da minha carteira no mês




Em FIIs, fechei com 31,57% em fundos de papel e 68,43% em fundos de tijolo.
Os maiores setores são Shoppings (16,26%), Renda Urbana (14,23%) e Logística (13,42%)




Divisão da minha carteira de FIIs por tipo





Divisão da carteira de FIIs por setor




Nas ações, as maiores posições são em empresas elétricas (24,44%), Bancos (19,00%) e Seguros (17,54%) 


Divisão da carteira de Ações por setor



Em fundos, 53,63% estão em FI-Agro e 46,37% em FI-Infra.



Divisão da carteira de fundos por categoria



Em ETFs, 72,86% estão em Criptomoedas, e 27,14% em Ações Americanas.



Divisão da carteira de fundos por categoria



Educação e Leituras

Em Maio, terminei de ler o livro "A ascensão do dinheiro: A história financeira do mundo", de  Niall Ferguson.
No livro, o autor conta a história de como foram criados diversos critérios do mercado financeiro, como as bolsas de valores, os seguros, mercados futuros, e empréstimos, relacionando o progresso humano com a evolução das finanças.
Para quem gosta de mercado financeiro, é um livro excelente e recomendo a leitura.


No final de maio, terminei o curso de gestão de projetos com métodos ágeis, e em junho devo fazer a prova, então no próximo post informarei o resultado.


Vida Profissional

Ainda não consegui recolocação, as estou bem perto de consegui. Sigo fazendo algumas entrevistas e cheguei a fazer mais de uma por dia, com empresas diferentes.
A maior parte para vagas híbridas ou 100% presenciais, demonstrando que o trabalho remoto, tão utilizado durante a pandemia, está sendo ignorado pelas empresas.

Em um dos processos seletivos, cheguei na etapa final, de entrevista com a diretoria. Estou aguardando resposta formal, mas estou bem confiante, pois recebi um feedback positivo da empresa e informaram que a gestão gostou muito do meu perfil. Provavelmente no próximo post já terei novidades.

Tenho indicado alguns colegas que foram demitidos da empresa junto comigo para outras vagas, e acredito que alguns logo serão recolocados também.


Saúde e Vida Pessoal

Continuo na academia, com físico melhorando cada vez mais. Na última pesagem, fiquei abaixo de 78 Kg, muito próximo do que considero meu peso ideal de 75 Kg.
O fôlego melhorou muito, e demoro muito para me cansar, o que tem me ajudado nos treinos de musculação e demais atividades na academia.



Conclusão


Mês foi regular na parte financeira e na parte profissional, mas em breve deve reverter para cenário positivo.
No próximo post, fechamento do primeiro semestre e avaliação parcial das metas do ano.


Sucesso,


Abraço

Comentários

  1. João.

    Excelente saber que está conseguindo manter o aporte, mesmo desempregado, por mais que seja fruto ainda da verba rescisória da empresa anterior é válido lembrar que mostra que seu planejamento financeiro de gastos para um período de desemprego se mostrou sólido.

    De coração estou aqui na torcida para boas notícias sobre sua recolocação no mercado.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  2. Votos para que consiga logo uma recolocação.
    Quanto aos investimentos, parece que a perspectivas da bolsa brasileira não são boas. Final do ano passado falavam em 160k pontos no fim de 2024, agora parece que temos que torcer para não voltar aos 100k.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho investimentos em bolsa desde 2019. Agora estou com duas ações, uma delas desde 2022.
      Apostei em investir por um período de tempo maior do que eu fazia acreditando no desenvolvimento da empresa, mas no Brasil é complicado.
      A Bolsa brasileira é majoritariamente especulativa. Lógica e fundamentos de pouco valem.
      Aqui se opera por notícias e especulações realistas ou não e ponto. Me arrependi de não ter vendido uma de minhas ações no ano passado, já que ela se desvalorizou de lá pra cá, mesmo sendo de uma empresa considerada boa e com boas perspectivas de futuro.

      Excluir
  3. Olá João!

    Apesar da pequena queda do patrimônio neste mês, olhando os gráficos anuais o crescimento é muito bom, me dá uma grande satisfação só de olhar pra isso :) Você tem feito um ótimo trabalho!

    Em relação aos empregos, estou vendo alguns setores demitindo bastante, talvez muita gente terá que mudar de área, espero que consiga se realocar rapidamente.

    Muito sucesso pra você! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sou novo por aqui, que site você usa para fazer o gerenciamento ? ou é uma planilha que voce desenvolveu ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário