Fechamento - Setembro/2024 - R$ 824 499,83 (-2,88% ou -R$ 24 441,41)

 Olá amigos,


Vamos para o fechamento de Setembro/2024.




O mercado e o governo brigando por causa das besteiras que são feitas e faladas sobre a economia ao fundo, e eu mantendo a tranquilo e seguindo com disciplina meus aportes, dieta e treinos....



Finanças

A bolsa caiu forte mês, principalmente os FIIs e FI-Agros, por conta de ficar cada vez mais claro que o governo não vai controlar gastos, para a surpresa de um total de zero pessoas. Como tenho a maior parte do meu patrimônio em renda variável, sofri uma queda que deve seguir até o final desse ano. Mas estou bem tranquilo quanto a isso, aproveitando para comprar ativos mais baratos e gerar mais dividendos. 
Aportei pouco mais de R$ 10 mil, sendo novamente a maior parte de reinvestimento dos proventos recebidos em Agosto. Mesmo assim, fechei abaixo de R$ 825 mil de patrimônio. 





Visão mensal do resultado de 2024




Visão anual do resultado de 2024




Mês de Setembro foi bem mais fraco de proventos, com R$ 2 777,15 recebidos, levemente acima dos R$ 2 520,34 recebidos em Setembro/2023, sendo um recorde para um mês de setembro, mas também o menor valor recebido em um único mês nesse ano. 

No mês, recebi R$ 1 986,75 de FIIs e R$ 775,75 de Fundos, ambos impactados por redução na inflação, aumento de juros/taxas e queda no valor patrimonial dos fundos de papel. 
O dividend yield mensal foi de 0,34% e 5,86% no acumulado de 12 meses, com R$ 4 025,93 recebidos em média por mês, sendo um novo recorde.

Aportei R$ 10 289,45 no mês, reinvestindo sempre os proventos recebidos.

Os aportes foram em FIIs, Fundos e Tesouro Direto, sendo:

-FIIs: Agro, Escritórios, Papel e Híbrido, todos que já estavam na carteira.

-Fundos: comprei 1 FI-Agro e 1 FI-Infra, que já estavam na carteira, aproveitando que ambos estavam abaixo do Valor Patrimonial e continuam com bons fundamentos na minha opinião.

-Tesouro Direto: aportei em Tesouro Selic e IPCA.




Na divisão da carteira, Ações representam 39,4%, FIIs com 29,9%, Tesouro Direto com 20,2%, Fundos com 9,1% e ETFs com 1,4%.
Sigo focando os aportes em FIIs e Fundos (FI-Agro).



Visão geral dos proventos em 2024




Divisão da minha carteira no mês



Em FIIs, fechei com 30,83% em fundos de CRI, 15,85% em Shoppings, 14,82% em Renda Urbana e 13,37% em Logística




Divisão da carteira de FIIs por setor




Nas Ações, fechei com 22,18% em Elétricas, 17,95% em Bancos e 16,33% em Seguros 



Divisão da carteira de Ações por setor



Em Fundos, 56,63% estão em FI-Agro e 43,37% em FI-Infra.




Divisão da carteira de fundos por categoria



Em ETFs, 61,27% estão em Criptomoedas, 29,51% em Ações Estrangeiras e 3,63% em REITs Americanos.



Divisão da carteira de ETFs por categoria



Educação e Leituras

Em Agosto, terminei de ler "Memórias de um Operador da Bolsa: A Incrível História de Jesse Livermore", de Edwin Lefèvre.

O livro conta a história do Jesse Livermore, um especulador do mercado de ações e commodities na virada dos anos 1900 nos EUA.
Já tinha ouvido falar dessa livro há algum tempos, ouvindo um podcast. A leitura é fácil, e conta várias situações de manipulação numa época que o mercado era pouco regulado.

Algumas lições, como não operar boatos e seguir uma estratégia, são válidos até hoje.

Para quem investe pensando no longo prazo, acho que o livro tem pouco a acrescentar.



Vida Profissional

O rito na empresa continua tranquilo, pois estou no final do período de experiência, então ainda não estou sentindo 100% da pressão.
Entreguei o primeiro projeto, e consegui atender os objetivos propostos.
Agora em outubro entrego meu segundo projeto, termina o meu período de experiência e passarei pela primeira sessão de feedback com meus gestores, mas estou confiante e motivado com o trabalho. 



Saúde e Vida Pessoal

Sigo na academia, e estou abaixo de 73Kg. Mudei um pouco os treinos, e reduzi a carga de musculação para 2 a 3 vezes na semana, ao invés de 5-6 dias.
Continuo firme na dieta, e consegui perder um pouco mais de gordura, a ponto de algumas roupas que comprei há 3 meses, para o trabalho novo, já estarem um pouco folgadas.

Participei da minha primeira competição esportiva amadora, mas acabei perdendo e fiquei em último lugar. Valeu a experiência, todo o nervosismos da preparação e adrenalina na hora da prova.
Agora é melhorar os treinos, corrigir os erros e buscar melhor resultado na próxima.


Conclusão


Mês bom na parte financeira, com dividendos mais fracos e queda no patrimônio, mas mantendo bons resultados na parte profissional e de saúde.

A caminhada do milhão realmente não é fácil, e muitas vezes parece que são dois passos para frente e um passo para trás. Mas seguimos em frente, mantendo a disciplina e o foco no longo prazo, como devemos fazer em todos os aspectos da vida.


Sucesso,


Abraço

Comentários

  1. Bom dia, João.

    Adorei o meme sobre o Governo x Mercado! 😂

    Sigo a mesma linha de pensamento: focada na minha saúde, no trabalho e nos aportes.

    Agosto foi um ótimo mês para nossa bolsa, então uma correção em setembro acaba sendo algo natural. O jeito é manter o foco nos aportes e aproveitar para adquirir alguns ativos que o mercado deixou de lado.

    Sua carteira já está bastante robusta e diversificada. Em breve, você atingirá o 1º milhão!

    Adoro seus controles e gráficos. Parabéns pelo capricho!

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário